Pular para o conteúdo principal

Porto de Santos divulga desempenho parcial

 Porto de Santos (SP) registrou, em novembro de 2014, aumento de 1,8% nas exportações quando comparado ao mesmo mês de 2013. Apesar disso, a movimentação total no período – 8,8 milhões de toneladas – ficou 2,6% abaixo da registrada em novembro do ano anterior.
As exportações representaram quase 70% do movimento total e, mesmo com o crescimento apontado, não conseguiram reverter a queda de 2,6% verificada no acumulado do ano, principalmente por conta da redução de 10,9% ocorrida nas importações. No período de janeiro a novembro, as cargas movimentadas somaram 102,1 milhões de t, apresentando redução de 3,3% no comparativo com o exercício anterior.
Porto de Santos pequena
No mês, o milho foi o produto que mais contribuiu para o resultado positivo nas exportações, com um total embarcado de 1,46 milhão de t, crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior, sendo o produto com maior volume exportado. O açúcar aparece em segundo lugar nesse ranking, com 1,4 milhão de t, alta de 0,6% em relação a novembro do último ano.
No acumulado, a celulose, com cerca de 3,1 milhões de t movimentadas foi destaque com crescimento de 4,8%, seguida pelo café em grãos, com 1,3 milhão de t e um índice de crescimento de 36,5%. Outro destaque positivo dentre os itens de exportação foi o complexo de soja, que apresentou 2,8% de crescimento, com o farelo de soja ampliando em 39,1% os embarques realizados até novembro. A diminuição de 12,5% nos embarques de açúcar aparece como uma das principais responsáveis pela queda nas exportações. O produto ainda ocupa o primeiro lugar no ranking de maior volume movimentado, com 15,78 milhões t. No mês, a queda foi de 0,6%. Milho e óleo combustível, também produtos de grande movimentação, sofreram quedas de 21,7% e 5,9%, respectivamente.
Nas importações, o crescimento mais expressivo foi de nafta, 308,1% em relação a novembro de 2013 e alta de 106,4% no acumulado do ano.
As operações de carga conteinerizada mantiveram a tendência de crescimento verificada ao longo do ano, registrando aumento acumulado de 6,6%, um total de 3,3 milhões TEUs. O número de atracações continua em queda, verificando-se, entretanto, a frequência, cada vez maior, de navios de grande capacidade no Porto de Santos.
Na Balança Comercial, o Porto de Santos mantém cerca de ¼ de participação no valor das trocas efetuadas com o mercado externo (25,3%), com US$ 107,3 bilhões do total de US$ 423,7 bilhões do total nacional. As importações somaram US$ 54,2 bilhões, enquanto as exportações atingiram US$ 53,0 bilhões. A China aparece como principal parceiro comercial, caracterizando-se como a principal procedência das importações por Santos (20,5%) e principal destino das exportações (14,2%). Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar, com 15,9% das importações e 12,1% das exportações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WMS —Warehouse Management System: adaptação proposta para o gerenciamento da logística reversa

WMS — Warehouse Management System : adaptation propused for the management of the reverse logistics Patrícia Guarnieri I ; Daniele Chrusciack II ; Ivanir Luiz de Oliveira III ; Kazuo Hatakeyama IV ; Luciano Scandelari V I CEFET — PR   II UNIPAN — PR  III CEFET — PR   IV CEFET — PR   V CEFET — PR RESUMO Com o advento da globalização, e o conseqüente atendimento a mercados distantes e alta rotatividade dos estoques, os armazéns descartam quantidades enormes de materiais ao final do processo logístico. Estes materiais, além de representarem considerável valor econômico, podem causar danos ao meio ambiente se descartados de forma indiscriminada. Umas das formas de evitar estes problemas, é através da adoção de técnicas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Reversa. Para que estas técnicas sejam colocadas em prática em larga escala, são necessários Sistemas para o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Reversa. Como estes sistemas pratic...

Central operacional para cadeia de produtos.

Resumo  Com o aumento da complexidade das cadeias de produto, torna-se cada vez mais necessário o controle de seus processos sob a visão holística de Supply Chain Management. O controle das cadeias de produto, através das Centrais de Operações para Cadeias de Produto (COP), possibilita um fluxo confiável de informações e facilita a tomada de decisões, proporcionando ganhos globais. A COP permite a atuação imediata sobre eventos e a elaboração de planejamentos de médio e longo prazos para a melhoria desses processos. Introdução  O conceito de Supply Chain Management trouxe uma visão de complexidade e de integração para as cadeias de produto1, que podem ser observadas de maneira completa considerando-se: cadeias de suprimento, plantas de produção e redes de distribuição. As cadeias completas geram maior complexidade no fluxo de informações e trazem a necessidade de melhores modelos de decisão. Em paralelo, o desenvolvimento atual da tecnologia de informação permite o ge...