BARRIZZELLI, N.; SANTOS, R. C.
Editora Campus, 2. ed. 2006
Lucratividade pela Inovação
Estamos vivendo um momento histórico na Tecnologia da Informação. Trata-se de um marco
em termos de evolução, a exemplo do que ocorreu com o surgimento do telefone, do fax, das
calculadoras, do computador pessoal, do sistema Windows e da Internet. Todas essas
ferramentas modificaram radicalmente – e sem possibilidade de retorno – o cotidiano das
pessoas e a maneira das empresas trabalharem. É o que começa a acontecer com as
tecnologias de conectividade, entre elas os Web Services.
A disseminação dos chamados Web Services irá provocar um impacto tão forte que, segundo
especialistas, tão cedo não se assistirá a fenômeno semelhante. Acreditar que todos nós,
produtores e consumidores de tecnologia, temos um papel a desempenhar nesse processo foi
o que nos levou a apoiar, desde o início, a realização deste livro.
Nossa intenção é que este compêndio de trabalhos sobre o tema da lucratividade por meio da
conectividade possa constituir a base de um amplo debate em torno da tecnologia de Web
Services. A proposta, aqui, é contribuir para que ela seja compreendida e colocada em prática
o mais rapidamente possível, em benefício de todos. A liderança será, sem dúvida, do primeiro
a se especializar ou a tirar proveito.
A linguagem deste livro é a dos negócios, não a da tecnologia, e é dirigido à alta gerência de
empresas, governo, universidades e produtoras de software. Foi escrito por renomados
especialistas brasileiros, a partir de suas experiências e de dados obtidos em pesquisas
realizadas no mercado nacional. As informações e as análises demonstraram a viabilidade do
retorno dos investimentos que visam a conectividade.
Os autores selecionaram como alvo para estudo as cadeias produtivas de cinco setores
econômicos – alimentício, automobilístico, eletroeletrônicos, saúde e têxtil. Também foram
analisados, sob o prisma de áreas de suporte a essas atividades, os setores financeiro, de
logística, energia, telecomunicações e Tecnologia da Informação. As pesquisas e os textos
foram conduzidos por 10 professores de sete das mais conceituadas universidades brasileiras,
de acordo com suas competências e experiências nos temas estudados.
O pressuposto básico deste trabalho é o reconhecimento à importância das relações entre as
empresas da mesma cadeia produtiva. Em outros países, iniciativas para eliminar desperdícios
e reduzir custos começaram a se desenvolver a partir da segunda metade dos anos 80, por
meio de ações colaborativas viabilizadas com o uso, nos diversos elos da cadeia, de recursos
de TI então recém-chegados ao mercado. Esses esforços pioneiros levaram a resultados
significativos – redução de custos, aumento da eficiência de todos os participantes e
diminuição de preços ao consumidor final.
No contexto brasileiro, parte do atraso nesse campo pode ser atribuída à reserva de mercado
da informática, que restringia o acesso a recursos de TI de fornecedores estrangeiros e foi
abolida em 1992. Com o passar do tempo, outro obstáculo, o dos preços altos, foi superado.
Atualmente, há ferramentas para conectividade com preços acessíveis a empresas de
quaisquer tamanhos.
Currículos dos autores, coordenadores e revisores
Coordenadores:
Nelson Barrizzelli é formado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é
Mestre e Doutor, com especialização em Finanças e Marketing, pela Universidade de São
Paulo. Na área acadêmica, atua como professor Assistente da Faculdade de Economia e
Administração da USP e supervisor de projetos da Fundação Instituto de Administração,
entidade conveniada com a FEA-USP. Na área de consultoria é sócio-gerente da consultoria
AGC International-Profit Drivers, especializada em atividades ligadas à recuperação de
lucratividade e presta serviços para a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e
Distribuidores de Produtos de Largo Consumo), a APAS (Associação Paulista de
Supermercados), entre outras associações e entidades de classe. Barrizzelli é Presidente do
Conselho de Administração da Maximiliano Gaidzinski-Eliane Revestimentos e integra os
Conselhos Administrativos de corporações e entidades como Santher – Fábrica de Papéis
Santa Therezinha, Teka - Indústrias Têxteis e Killing – Tintas e Adesivos e ADVB - Associação
dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Nelson Barrizzelli atuou ainda como executivo
nas empresas Vendex do Brasil, Singer do Brasil, Ciba-Geigy Química, Dow Química, Cica e
Produtos Alimentícios Fleischmann e Royal).
Contato: barrizzelli@agcintl.com Telefone: (11) 3043-7705
Rubens da Costa Santos é graduado e Mestre em Administração pela Faculdade de
Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e Ph.D. em Marketing
pela Universidade do Texas, Estados Unidos.
Atualmente está responsável pela coordenação do projeto de responsabilidade social SEKN
(Social Enterprise Knowledge Network) na Escola de Administração de Empresas da
Faculdade Getulio Vargas. Atua também como Professor Adjunto na área de marketing da
EAESP-FGV e como Professor Doutor da FEA/USP. Com uma experiência de 24 anos nas
áreas de Marketing, Comercial, Vendas, Varejo e Planejamento Empresarial, Costa Santos foi
coordenador do Núcleo de Pesquisas e Publicações FGV/EAESP; dos programas de pósgraduação
da FGV/EAESP; e vice-coordenador de Pós-Graduação Mestrado Profissional em
Administração de Empresas - MBA/GV. Atuou ainda na coordenação de projetos na Fundação
Instituto de Administração da USP, sendo um dos criadores do programa de MBA da
Universidade. Costa Santos esteve à frente de empresas como Susa, Singer, Heublein,
Novagência de Propaganda, Cia Construtora Brasileira de Estradas, Deca e Esso Brasileira de
Petróleo. É autor de livros, palestrante e integra a Comissão de Ética do CONAR - Conselho
Nacional de Auto-regulamentação Publicitária.
Contato: rcsantos@fgvsp.br Telefone: (11) 3281-7747
Autores:
Arthur Ridolfo Neto é formado em Administração de Empresas pela Escola de Administração
de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), sendo Mestre e Doutor
pela mesma Universidade. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Contabilidade,
Finanças e Controle da FGV-EAESP, com especialidades em Controladoria e Tesouraria de
Empresas, Análise de Investimentos, Controladoria e Tesouraria de Instituições Financeiras,
Fiscalização Tributária e Legislação Tributária. Arthur Ridolfo ainda coordena e ministra aulas
nos cursos de Contabilidade Aplicada ao Direito e Matemática Financeira Aplicada ao Direito.
Contato: aridolfo@fgvsp.br Telefone: (11) 3281-7966
Dario de Oliveira Lima Filho é graduado em Administração pelo UniCEUB de Brasília-DF;
Mestre e Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo-SP.
Atualmente é professor do curso de graduação em administração e do curso de mestrado em
agronegócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além de estar na chefia do
Departamento de Economia e Administração e na coordenação do MBA da UFMS. É
pesquisador do CNPq, coordenando grupo de pesquisa sobre Comportamento do Consumidor
de Alimentos. Dario Lima foi pró-reitor de planejamento da UFMS e presidente da Fundação
Cândido Rondon, instituição de estudos e pesquisas em administração e economia. Possui
diversos artigos publicados na área de estratégia, marketing e agronegócio e, atualmente, está
conduzindo pesquisa, com outros pesquisadores do ENITIAA, de Nantes, França, e de várias
universidades federais sobre Hábitos Alimentares dos Brasileiros.
Como consultor em estratégia e marketing realizou trabalhos em diversas corporações
brasileiras, entre as quais Embrapa, Manah Fertilizantes, Governo de Mato Grosso do Sul,
GVConsult/FGV-SP, Nutrisul Nutrição Animal, Ministério da Saúde, Todimo Construção &
Acabamento.
Contato: dolima@nin.ufms.br Telefone: (67) 3345.3564
James Falk é graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco;
Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo; Doutor em Administração Pública
pela Universidade de Georgia, Estados Unidos e Pós-Doutorado em Administração de Serviços
de Saúde, pela Virginia Commonwealth University, em Richmond, Estados Unidos. James Falk
cursou ainda Filosofia na Our Lady of the Snows Scholasticate, afiliada a Universidade de
Washington e reconhecida pela UFPE. Atualmente é professor Titular na Faculdade Boa
Viagem (FBV) e orientador da área de Pós-Graduação da Universidade Federal de
Pernambuco.
James Falk foi um dos mentores da criação do PROPAD (Programa de Pós- Graduação em
Administração), ministrado pela UFPE. Recebeu o prêmio Leonard D. White, da American
Political Society, pela melhor dissertação de doutorado na área de administração pública.
Responsável por artigos publicados em diversos periódicos, James Falk escreveu os livros
“Gestão de Custos para Hospitais”, pela Editora Atlas e “Importância da Identificação dos
Fatores de Risco na Luta contra o Câncer”, pela Recife Gráfica e escreveu, ao lado de
Eleonora Carvalho, o capítulo Qualidade de atendimento hospitalar no livro “Administração
Contemporânea”, sob a coordenação dos professores Marcelo Milano e Lúcia Barbosa.
Contato: thefalks@terra.com.br Telefone (81) 9172-4163
Leonel Cezar Rodrigues é formado pela Universidade Regional de Blumenau em Química,
com Mestrado em Administração da Tecnologia pela Vanderbilt University (Tennessee, USA
entre 1984-86) e Doutoramento em Administração (concentração em Sistemas de Pesquisa e
Desenvolvimento de universidades) pela Vanderbilt University (Tennessee, USA, de 1986-90).
Possui experiência profissional em indústria de Tintas, Metalurgia e Fundição, e Têxtil. Foi
Diretor do Instituto de Pesquisa Tecnológicas da FURB (1979-84); Superintendente de
Pesquisa e Desenvolvimento da FURB (1990-94); e Diretor Superintendente do BLUSOFT –
Pólo de Software e Alta Tecnologia de Blumenau (1994-97). Implantou e coordenou o
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd entre 1995-2002 da FURB.
Atualmente é professor no Mestrado em Administração da UNINOVE e Coordenador Geral do
Lato Sensu no IPT/FIPT. Possui vários artigos e três livros publicados, um dos quais em
espanhol e italiano.
Contato: leonelcz@ipt.br ou leonelcezar@terra.com.br Telefones: (11) 8401-2002 e (11) 3875-
3291
Luiz Carlos Di Serio é formado em Engenharia Mecânica pela Fundação Educacional de
Bauru; Mestre pela Marquette University, em Milwaukee, Estados Unidos e Ph.D. pela Escola
de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do
departamento de Administração da Produção e Operações e Consultor na Escola de
Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. É autor dos livros
“Tecnologia de Grupo no Planejamento de um Sistema Produtivo”, publicado pela Ícone
Editora, Gestão Empresarial(Cap.3)-RAE 40 anos, publicado pela Editora Atlas em 2001, além
de diversos artigos publicados em Anais de Congressos e revistas Especializadas na área de
Administração.
Contato: ldiserio@fgvsp.br Telefone (11) 3281-7776
Paulo Henrique Muller Prado é Engenheiro Eletrônico pela Unicamp, Mestre em
Administração e Marketing pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em
Administração e Marketing pela EAESP-Fundação Getulio Vargas. Atualmente é Professor
Adjunto de Marketing no Curso de Administração da UFPR. Muller Prado participa como
instrutor em diversos programas de treinamento realizados em corporações e atua na área de
Pós-graduação lato e stricto-senso da CEPPAD-UFPR, FAE, GVPec, entre outros. Na área de
consultoria, presta serviços em Planejamento de Marketing, Estudos de Mercado e Estratégias
de Relacionamento em corporações como Correios-Pr, Editel, Estação Convention Center,
Furukawa, HSBC, Itambé, Senac-Pr, Unimed-Pr, Docol; sendo ainda consultor para Análise de
Dados e Modelagem do IASC (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor) e do ISSC (Índice
SANEPAR de Satisfação do Consumidor). Muller Prado é também autor e co-autor de mais de
55 artigos técnicos em Estratégia de Marketing, Estratégia de Relacionamento,
Comportamento do Consumidor, Modelos e Análise de Dados em Marketing, direcionados para
congressos nacionais e internacionais, revistas técnicas e livros.
Contato: pprado@axer.com.br Telefone: (41) 3342-6768
Renato Marchetti é formado em Administração pela Faculdade Católica de Administração e
Economia, FAE-Curitiba; Mestre em Administração e Marketing pela EAESP- FGV e Doutor em
Ciências da Gestão pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales, HEC, Paris. Possui diploma
de estudos aprofundados (DEA) em Estratégia e Gestão Comercial, da Universidade de Paris
IX, Dauphine, França. Atualmente é professor do programa de Mestrado em Administração da
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e dos programas de pós-graduação em
administração do CDE-FAE e do CEPPAD-UFPR. É coordenador da equipe do Projeto de
Desenvolvimento do Indicador Nacional de Satisfação do Consumidor (IASC) do Setor Elétrico
– ANEEL e diretor da AXER, Estratégia e Estudos de Marketing. Renato Marchetti foi professor
titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná;
coordenador do Mestrado em Administração da UFPR, tendo orientado 35 dissertações de
mestrado e participado de inúmeras bancas de doutoramento. Foi responsável pelos projetos
de treinamento em Marketing realizados pela Associação Brasileira de Distribuidores de
Energia Elétrica (ABRADEE). Renato Marchetti é autor e co-autor de mais de 50 artigos e
capítulos de livros sobre Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor, Varejo,
modelos de avaliação da satisfação e Marketing Intercultural no Brasil e no exterior.
Contato: remarche@axer.com.br Telefone: (41) 3342-6768
Renato Luiz Sproesser é Engenheiro de Alimentos pela UFV (Universidade Federal de
Viçosa); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma Universidade; Doutor em
Engenharia de Sistemas Industriais pelo Instituto Nacional Politécnico, de Lorraine, França; e
possui MBA em Agronegócio pelo IGIAA/ESSEC, França. Atualmente é professor do
Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,
onde esteve à frente, durante dois anos, da coordenação do Programa de Pós-graduação em
Agronegócios. Renato Sproesser também atua como professor visitante da Escola Nacional de
Engenheiros e Técnicos das Indústrias Agro-alimentares em Nantes, França. É autor dos livros
“Soja - Série Cadeias Produtivas”; “Couro Bovino - Série Cadeias Produtivas”; “Cadeia
produtiva da carne bovina de Mato Grosso do Sul”; Gestão estratégica no comércio varejista de
alimentos In: “Gestão Agroindustrial”; Um modelo de produtividade para o varejo: o caso do
varejo de alimentos, In: “Varejo Competitivo”; Quality labels for food products: an option for
differentiation in brazilian agribusiness. In: “Competitive growth in the global environment”.
Contato: drls@nin.ufms.br Telefone: (67) 3345-3564
Prefácio:
Jorge Mochdece Salles, é engenheiro eletrotécnico pela Fac. Eng. de São José dos Campos,
SP, e MBA pela Coppe/UFRJ. Na Microsoft há 12 anos, atualmente trabalha nos Estados
Unidos como um dos diretores para a América Latina, nos cargos de CTO (Chief Technology
Officer) e Desenvolvimento de Mercado. Nestas áreas, é responsável pelo relacionamento com
Desenvolvedores e Arquitetos de Soluções, Empresas Produtoras de Soluções e de Serviços
de Informática, Desenvolvimento de Mercado para Novas Tecnologias, Educação Superior em
Informática, e Marketing de Plataformas de Desenvolvimento de Soluções. Também pela
Microsoft esteve 2 anos como presidente da subsidiaria da empresa na Venezuela e durante 6
anos ocupou diversas diretorias na subsidiária brasileira, incluindo-se a comercial e a de
desenvolvimento de mercado. Antes da Microsoft atuou como CIO por 5 anos no Banco de
Investimentos Garantia, 11 anos em diversos cargos e áreas de negócio do grupo Shell no
Brasil e 4 anos na Embraer, como analista de sistemas para a áreas de engenharia e
produção.
Jorge participa de vários comitês diretivos da Microsoft Corporation e é reconhecido
empreendedor, com vários projetos em seu currículo.
Contato: jorge_salles@hotmail.com ou Jorges@microsoft.com
Apêndice “A conectividade na prática”:
Alexandre Pombo é Engenheiro de Computação pela PUC-RJ, MBA de Estratégia pela pela
Universidade Federal de São Paulo (USP). Alexandre Pombo atua há 15 anos no mercado de
tecnologia tendo ocupado diversas posições em Marketing e Vendas nas mais importantes
empresas do setor. Atualmente atua como Gerente de Estratégia de Mercado para a América
Latina.
Contato: alexrpombo@hotmail.com
Edição:
Graça Sermoud é sócia-diretora da Conteúdo Editorial, editora especializada na produção de
projetos editoriais customizados, além de publicações impressas e on-line. Graça Sermoud
atua também como palestrante, consultora e escritora sobre os temas Comunicação
Empresarial, Mídia e Tecnologia da Informação. A jornalista é a editora do livro Memórias do
Computador. Graça Sermoud é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro, pós-graduada em Marketing, pelo Instituto COPPEAD de Administração da
Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Gestão Empresarial e Inovação
Tecnológica pela Universidade de São Paulo. Antes de atuar na Conteúdo Editorial, Graça
Sermoud ocupou durante onze anos a Diretoria Editorial da IDG Computerworld do Brasil,
sendo responsável pelo lançamento do jornal Computerworld no mercado brasileiro. A
jornalista trabalhou na editoria de economia em jornais diários de grande circulação, integrou a
equipe que lançou a revista Micro Sistemas - primeira publicação sobre microinformática a
circular no mercado nacional – e atuou como sócia-diretora da empresa de comunicação
empresarial Publicare, atendendo empresas do setor de tecnologia.
Opinião
"Ainda nos dias de hoje percebo o quanto tem empresas com pensamento dentro da caixa,não inova e que o básico esta muito bom...é uma pena,as suas concorrentes não pensam dessa maneira"
Marcelo Aparecido Sampaio
Comentários
Postar um comentário